Extreme Makeover Social

Da TV para as redes sociais

Primeiro jogo social da 2Mundos, criado para acompanhar um programa de TV, também tinha um propósito nobre: ajudar setores menos favorecidos da sociedade ao reverter parte de seus lucros para entidades assistenciais.

Desenvolvimento


Desafio: Criar um produto online, que conversasse com o programa de televisão, aproximasse o público e permitisse mensurações e testes de ações de marketing. Os desafios, na verdade, eram múltiplos. Deveríamos com esse produto:

  • - Aproximar os espectadores do Extreme Makeover Social à marca, transformando-os em agentes sociais;
  • - Aumentar a oferta de espaço publicitário para os patrocinadores do programa;
  • - Mensurar efetivamente a interação entre espectadores e anunciantes, verificando também a localização geográfica dos usuários e traçando seu perfil de consumo;
  • - Permitir o entendimento da dinâmica de aquisição de usuários da TV para um meio digital interativo, e compará-la com outros tipos de ação de marketing.

Solução: Desenvolver um jogo social para Orkut e Facebook integrado à ferramenta Analytics 2Mundos.




Ao colocar o jogador no lugar dos agentes do programa e reverter parte das in-app purchases em doações para as creches atendidas pelo Extreme Makeover Social, aproximamos os espectadores da marca.


O ambiente do jogo encoraja a presença contextualizada dos anunciantes, aumentando a oferta de espaço publicitário.

A integração com a ferramenta Analytics da 2Mundos permite a metrificação e a geração de relatórios com os dados relevantes para o parceiro.


O primeiro produto da 2Mundos, desenvolvido em parceria com a Endemol e Rede Record, foi o jogo Extreme Makeover Social. Em menos de 3 meses, a equipe multidisciplinar da 2Mundos apresentou uma solução ao desafio proposto pelos parceiros: criar um produto online, que conversasse com o programa de televisão, aproximasse o público e permitisse mensurações e testes de ações de marketing.


O jogo Extreme Makeover Social mantinha o caráter de iniciativa social do programa de TV. Disponível no Orkut e no Facebook e 100% gratuito, permitia a compra de itens virtuais. Parte da renda gerada pelo jogo era doada para as creches auxiliadas no programa de TV. Portanto, além de diversão garantida, Extreme Makeover Social contribuiu para a melhora da vida das pessoas impactadas pelo programa de TV.


Sobre o programa de televisão

O programa televisivo da Endemol, que em seu formato original tem como proposta reformar casas de famílias, ganhou, no Brasil, um caráter social. Modificando creches e comunidades inteiras, Extreme Makeover Social obteve tanto sucesso que foi apresentado na feira de Cannes. Durante as 3 temporadas do reality show, mais de quatro mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelo programa. A iniciativa ainda abriu centenas de vagas para crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica, ajudando famílias das comunidades envolvidas.